quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Invertebrados

Os animais diferem entre si em tamanho, estrutura, modo de vida e em outras características. A humanidade já adquiriu, acerca dos animais, conhecimentos suficientes para encher uma grande biblioteca, mas muito ainda resta saber e aprender e muitas questões para serem respondidas.

Para facilitar o estudo dos animais e para que se possa falar a seu respeito foi necessário denomina-los e descreve-los, reconhecendo suas semelhanças e diferenças.

Ao contrário dos vertebrados que estudamos, os invertebrados são todos os animais que não apresentam vértebras. O grupo dos invertebrados reúne vários filos com características bem distintas. Os mais simples são denominados invertebrados inferiores e os mais complexos, superiores. Embora não sejam tão conhecidos como os vertebrados, aparecem na natureza em maior número e variedade. São mais antigos e a partir dele é que evoluíram os vertebrados.

Existem descritas mais de um milhão de espécies animais. Deste número, cerca de 5% possuem coluna vertebral e são conhecidos como vertebrados. Todas as outras, o que inclui a maior parte do reino animal, são invertebrados.

Não há uma única característica positiva comum a todos os invertebrados. Ë imensa a variação no tamanho, na diversidade e na adaptação a diferentes modos de existência.

Obviamente a zoologia dos invertebrados não pode ser considerada um campo especial da zoologia. Um campo que abrange todos os aspectos biológicos: morfologia, embriologia e ecologia. Além destas áreas limitadas, o número e a diversidade dos invertebrados é grande demais a ponto de não permitir mais do que um bom conhecimento geral dos grupos.

Cada grupo possui peculiaridades estruturais, terminologia anatômica especial e distinta classificação. Todos estes fatores tendem a exagerar as diferenças entre os grupos e a ofuscar as semelhanças funcionais e estruturais que resultam de modos similares de existência e das condições similares do ambiente.

Os mecanismos de alimentação dos animais estão intimamente relacionados ao seu modo de vida, que pode ser fixo ou séssil. São radialmente simétricos ou têm simetria bilateral. Apresentam patas ou podem se arrastar, nadar e flutuar. Seus aparelhos digestivos podem ser completos (boca-ânus) ou não, podem retirar oxigênio da água ou do ar. Vivem em todos os tipos de ambientes. Sua alimentação é bastante variada e se reproduzem de forma sexuada ou assexuada, podendo também ser hermafroditas.

De modo geral suas características são específicas para cada filo e podem ser muito distintas até mesmo dentro do mesmo filo, devido a grande variedade de animais.

Nenhum comentário: